top of page
  • Foto do escritorDra. Maíra Soliani

Os 5 principais benefícios do jejum intermitente




Descubra os maiores benefícios do jejum intermitente


  • O jejum intermitente está ganhando apoio da comunidade médica convencional

  • O jejum simplifica nossa vida e reduz o estresse

  • O jejum também pode ajudar a economizar dinheiro em sua carteira

  • O jejum intermitente é flexível e pode ser feito em qualquer lugar

  • Você pode incorporar o jejum a qualquer dieta


Por Jason Fung, M.D., Co-fundador do The Fasting Method. Traduzido por Maíra Soliani, M.D/PhD.

O jejum intermitente tem várias vantagens em relação à dieta tradicional para perda de peso. Recentemente, tornou-se muito popular e muitos médicos agora reconhecem o jejum como uma prática saudável nesta era de obesidade na qual vivemos. Uma revisão recente no New England Journal of Medicine observou benefícios no metabolismo, na resistência ao estresse, para a saúde/envelhecimento, assim como para os benefícios ísicos e cognitivos. Do ponto de vista mais prático em poder segui-lo, há muitas vantagens.

Aqui estão os meus 5 principais benefícios do jejum intermitente.



1. É simples


As dietas geralmente são cheias de regras e geralmente se contradizem. Coma menos gordura. Coma mais gordura. Coma menos carboidratos. Coma mais carboidratos. Coma menos proteína. Coma mais proteína. Coma mais fibra. Coma uma dieta baseada em vegetais. Coma uma dieta à base de carne. Coma menos açúcar. Cada uma dessas “regras” afirma ser baseada na ciência, mas geralmente mudam com o passar do tempo.

Nos anos 80, pensava-se que todas as formas de gordura na dieta causavam doenças cardíacas. Na década de 2000, algumas formas de gordura eram consideradas “saudáveis ​​para o coração”. Na década de 2020, a maioria das formas de gorduras naturais, como manteiga, azeite, peixe gordo etc., são consideradas alimentos razoavelmente saudáveis.

Essa constante mudança de opinião científica torna difícil para a pessoa comum saber o que comer e o que não comer. Muitas pessoas não entendem as diferenças entre carboidratos, gorduras e proteínas. Portanto, quando as pessoas tentam seguir uma dieta com baixo teor de gordura, baixo carboidrato ou alto teor de gordura (Cetogênica) ou alta em proteína, nem sempre fica claro exatamente quais alimentos eles podem ser consumidos. Além disso, a alimentação de muitas pessoas não mudou significativamente em 40 anos, pois não é tão fácil mudar um hábito antigo.



Em vez de mudar completamente a dieta de alguém, uma abordagem diferente, como o jejum intermitente, é muito mais fácil para as pessoas entenderem. É tão simples que pode ser explicado em duas frases. Não coma nada durante o período do seu jejum. Beba se estiver com sede: água, chá de ervas ou café sem açúcar ou adoçantes. É isso aí. Quanto mais simples, mais eficaz.



2. É grátis


Muitas grandes dietas, enfatizando alimentos orgânicos e integrais produzidos localmente, podem ser muito caras. Eu preferiria comer lagosta a macarrão, mas um é muito mais caro que o outro. Só porque é mais caro, não significa que eles deveriam estar condenados a uma vida inteira com excesso de peso, com todas as suas consequências para a saúde.

Um dos grandes benefícios do jejum intermitente é justamente ser totalmente gratuito. Na verdade, economiza dinheiro porque você não precisa comprar comida. Quem não gostaria de ter alguns bons Reais extras sobrando no bolso enquanto perde peso e fica mais saudável ao mesmo tempo? É como se você estivesse sendo pago para perder peso! Isso torna o jejum intermitente disponível para qualquer pessoa no mundo que queira experimentá-lo.



3. É conveniente


Comer uma refeição caseira e preparada desde o começo é ótimo, mas leva muito tempo. Essa é (em parte) a razão pela qual o fast food é tão popular: a conveniência. Mas não há nada que supere a conveniência do jejum intermitente.

O jejum economiza tempo porque não há tempo gasto comprando comida, preparando, cozinhando e limpando. É uma ótima maneira de simplificar sua vida. Costumo pular o café da manhã, economizando facilmente 30 a 40 minutos todos os dias. Quando pulo o almoço, economizo mais 30 a 60 minutos. E soma-se rapidamente. Onde muitas dietas complicam sua vida (coma isso, mas não aquilo, e apenas um pouco da outra), o jejum simplifica.

Mas há ainda mais esse benefício do jejum intermitente. Também é completamente flexível. Você pode decidir jejuar mais nesta semana e menos na próxima semana. Se você estiver saindo de férias e quiser relaxar um pouco, você é quem decide. Você pode iniciar ou parar de jejuar a qualquer momento. Você pode jejuar por 16 horas ou 16 dias.



4. Você pode jejuar com qualquer dieta


O jejum não é algo que você faz, mas sim algo que você NÃO faz. É subtração e não adição. O jejum é o tempo gasto em não comer e não define o que você come quando decide comer. Portanto, você pode adicioná-lo à dieta que desejar seguir.

Você não come carne? Você ainda pode jejuar.

Você não come trigo? Você ainda pode jejuar.

Você tem alergia a nozes? Você ainda pode jejuar.

Você não tem tempo? Você ainda pode jejuar.

Você não tem dinheiro? Você ainda pode jejuar.

Você está viajando o tempo todo? Você ainda pode jejuar.

Você não cozinha? Você ainda pode jejuar.

Você tem 80 anos? Você ainda pode jejuar.

Você tem problemas com a mastigação ou deglutição? Você ainda pode jejuar.

Não há quase nada que possa impedi-lo de jejuar.



5. É poderoso


A questão mais importante de qualquer intervenção para perda de peso é esta – funcionará? Se você não comer nada, é quase inconcebível que você não perca peso. Você não pode comer menos que zero, portanto, por definição, é a intervenção alimentar mais poderosa que pode existir. 

O jejum também tem poder quase ilimitado. Por exemplo, se você segue a dieta mediterrânea, mas não obtém os resultados que procura, como se tornar mais “mediterrâneo”? Há apenas uma configuração de energia e ou ela funciona ou não. Não é assim com o jejum. Você sempre pode jejuar por períodos mais longos ou com mais frequência, o que significa que quase não há limites para seu poder. Esse é um benefício incrível do jejum intermitente que quase nenhuma outra dieta pode oferecer.



Pensamentos finais:


Existem apenas duas perguntas restantes.

É prejudicial à saúde? Pelo contrário, existem benefícios potenciais significativos à saúde.

Você consegue fazê-lo?

Ao longo da história, as pessoas vem praticando o jejum intermitente por muitas razões diferentes, de modo que literalmente bilhões de pessoas o fizeram. Talvez seja a hora de você tentar. É simples, eficaz, gratuito, conveniente e poderoso. Disponível a qualquer hora, em qualquer lugar. Há muitos benefícios no jejum intermitente – por que não experimentá-lo?




Para conferir esta matéria no Blog do The Fast Method acesse:

bottom of page