top of page
  • Foto do escritorDra. Maíra Soliani

O mito do “exercício para perder peso”



  • O exercício tem muitos benefícios para a saúde, infelizmente, a perda de peso não é um deles

  • O número de calorias usadas diariamente depende da Taxa Metabólica Basal (controlada involuntariamente) e do exercício (voluntário)

  • O exercício é uma parte muito pequena do gasto total de energia

  • A quantidade de exercício quase não tem relação com a perda de peso


Por Jason Fung, M.D., Co-fundador do The Fasting Method. Traduzido por Maíra Soliani, M.D/PhD.



Quando a maioria das pessoas pensa em perder peso, considera a dieta e os exercícios como componentes igualmente importantes para a mudança no estilo de vida. A Equação do Balanço de Energia diz que:


Gordura armazenada = Calorias In – Calorias Out


Conforme discutido anteriormente, isso sempre é verdade, mas quase sempre mal interpretado. Uma interpretação simplista desta equação diz que simplesmente reduzir ‘Calorias’ ou comer menos calorias por dia leva à perda de peso. Isso quase nunca funciona e geralmente leva a uma redução no metabolismo. Em vez de simplesmente cortar algumas calorias, é mais importante entender o controle hormonal do que comemos.


O mesmo problema existe para a parte ‘Calorias queimadas’ desta equação de balanço de energia. O ‘Calorias Gastas’, ou o número total de calorias usadas diariamente é mais precisamente denominado Gasto Energético Total (GET), que consiste na taxa metabólica basal (TMB) mais o gasto voluntário (exercício).





GET = TMB + Exercício


A Taxa Metabólica Basal é a quantidade de energia gasta em tarefas básicas vitais como respirar, manter a temperatura corporal, manter o batimento cardíaco, manter os órgãos vitais etc. Essas funções são automáticas e não estão sob nenhum tipo de controle voluntário significativo.

  • Você não pode ‘decidir’ aumentar sua temperatura corporal.

  • Você não pode ‘decidir’ se seu coração vai bombear mais sangue.

  • Você não pode ‘decidir’ aumentar a função renal


Órgãos como pulmão, fígado e rim são todos regulados por sistemas hormonais muito complexos e não podem ser controlados por decisões conscientes.

O exercício, por outro lado, é totalmente voluntário. O principal sistema orgânico sob controle consciente é o músculo esquelético, e podemos decidir nos mover ou deitar na cama. Mas esse é o único sistema de órgãos, de muitos, que realmente controlamos. Nosso músculo liso, por exemplo, que inclui os músculos do coração e do sistema intestinal, não pode ser controlado e executado automaticamente, quer queiramos ou não. Também não temos controle consciente sobre nenhum de nossos órgãos internos (fígado, coração, pulmões, rins, sistema endócrino, pâncreas, sistema biliar, sistema imunológico, cérebro, baço, pele, tireoide etc.), todos os quais requerem energia para funcionar normalmente.



O total de calorias necessárias em um dia (GET) consiste em dois componentes

  • Componente involuntário – TMB com muitos, muitos órgãos e sistemas, e um que é

  • Componente voluntário – exercício que controla apenas o músculo esquelético


Uma vez que a TMB é difícil de medir, presumimos que a TMB é estável ao longo do tempo e, portanto, quaisquer mudanças no GET dependem das mudanças na quantidade de exercício, que é a energia usada pelos músculos esqueléticos.


O problema é que a TMB não permanece estável e pode aumentar ou diminuir em até 40%, geralmente em resposta a mudanças em nossa dieta. O outro grande problema é que, os exercícios envolvem apenas a energia usada por um único sistema de órgãos (músculos esqueléticos) e então, em comparação com a energia usada por todos os outros órgãos (fígado, rim, cérebro, coração, pulmões, intestinos, pâncreas, vesícula biliar, corpo geração de calor, sistema imunológico, sistemas reprodutivos, etc.) comparativamente é uma grandeza em geral muito menor.



Mais exercícios levam à perda de peso?


A ideia de que poderia haver benefícios para a saúde em exercícios regulares não existia até cerca de 1966, quando o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos começou a defender que aumentar a atividade física era uma das melhores maneiras de perder peso. Isso levou ao boom do fitness com academias de aeróbica brotando como cogumelos após uma tempestade. Corridas locais e maratonas, que costumavam receber apenas algumas centenas de participantes, agora têm dezenas de milhares.


Livros como o The Complete Book of Running, de Jim Fixx, tornou-se um best-seller em 1977. O fato de ele ter morrido aos 52 anos de um ataque cardíaco fulminante foi apenas um pequeno revés para a causa. O livro do Dr. Kenneth Cooper, “The New Aerobics”, foi leitura obrigatória na década de 1980 , quando fui para o ensino médio. Podemos razoavelmente esperar que, à medida em que o exercício aumenta, a obesidade diminui, certo?



Neste artigo “Prevalência de atividade física e obesidade nos condados dos EUA 2001-2011″ , vemos que a porcentagem de adultos (com mais de 20 anos) que obtêm atividade física suficiente tem melhorado continuamente de 2001-2011. Há um aumento geral da atividade física na população adulta dos EUA. Certas áreas (em verde escuro e azul – Kentucky, Virginia, Flórida e Carolina do Sul e do Norte) estão aumentando os exercícios em taxas hercúleas. Muito bem, garota! Porém se poucos exercícios físicos causaram ganho de peso, devemos ver alguma indicação de que a obesidade está melhorando. A triste verdade, entretanto, é que essas áreas estão apresentando alguns dos piores aumentos da obesidade.


O artigo analisa a relação entre obesidade e exercícios físicos suficientes. Você pode ver no gráfico de dispersão ilustrado abaixo (identificado como Figura 6) que não há uma relação clara.


Quer a atividade física aumente ou diminua, não há praticamente nenhuma relação com a prevalência de obesidade. Simplesmente não parece importar. Irrelevante. Níveis mais elevados de atividade física não reduziram a obesidade. A obesidade tem aumentado constantemente de 2001 a 2011, mesmo malhando como nunca antes. Mas que droga… Em geral, tem havido um aumento gradual dos exercícios ao longo do tempo, bem como um aumento gradual da obesidade.


Não é provável que o aumento do exercício cause obesidade. Só que aqueles com mais peso para perder provavelmente tentaram ‘queimá-lo’ com mais exercícios, e geralmente não tiveram sucesso.



E as crianças? Não é ainda mais importante para a obesidade infantil? Para algumas respostas, vamos dar uma olhada neste artigo “ Associação entre comportamento sedentário medido objetivamente e índice de massa corporal em crianças pré-escolares ” publicado em 2013 (Int J Obes (Lond). 2013 Jul; 37 (7): 961-5.)


Os pesquisadores mediram a atividade física geral em crianças de 3 a 5 anos usando a acelerometria e compararam com seu peso. Os acelerômetros são dispositivos semelhantes aos que rastreiam nossos passos e geralmente são mais confiáveis ​​do que um simples autorrelato. Aqui está a conclusão deles, “o comportamento sedentário não foi independentemente associado ao escore z do IMC em duas amostras independentes de crianças pré-escolares”. Tradução para o inglês simples? Não há associação entre atividade física e obesidade. O aumento da atividade não resulta em perda de peso.


A relação entre exercício e obesidade é fraca ou inexistente. As pessoas na década de 1970 faziam pouco ou nenhum exercício e havia pouca obesidade. As pessoas na década de 2020 fazem muitos exercícios (comparativamente) e há muita obesidade. A ideia de que praticar mais exercícios reduz a obesidade não é sustentada por nenhuma pesquisa científica. Mais uma vez, quero enfatizar que há muitos motivos para praticar exercícios – eles melhoram a circulação, a força muscular, o tônus ​​geral, a função cardíaca, etc. Existem muitos motivos pelos quais o exercício melhora a saúde, mas a perda de peso apenas não é um deles.



Para conferir esta matéria no Blog do The Fast Method acesse:

bottom of page