Dra. Maíra Soliani

DRA. MAÍRA SOLIANI

CRM/SP 141.456

Saúde Metabólica

HISTÓRIA

Durante os últimos 5 anos, experienciou grandes desafios em sua vida, os quais a conectaram com o universo da transformação da saúde através da alimentação e mudanças no estilo de vida. Foram centenas de horas dedicadas às últimas descobertas na área da ciência nutricional e como esta influencia diretamente o metabolismo. Sua perspectiva mudou por completo quando se deparou com inúmeros estudos que viravam as teorias da obesidade e da resistência à insulina de cabeça para baixo.

JORNADA

Desde então uma nova jornada se iniciou: participações em palestras, congressos, cursos e atualizações com os médicos que implementam o que há de melhor e mais novo na ciência metabólica e nutricional. Acompanhou o Dr. Jason Fung em sua clínica em Toronto em um estágio transformador e inspirador, no qual teve o privilégio de ser referenciada como médica atuante nessa área na Rede Internacional de Médicos do programa do Dr Fung (o IDM).

EXPERIÊNCIA

Atuando como anestesista, seu contato com pacientes com diabetes, hipertensão, dislipidemia, esteatose hepática, doença cardíaca, câncer e Alzheimer, é mais do que frequente. Durante as consultas pré-anestésicas em que é necessário avaliar a saúde global e os riscos do paciente como um todo, Maíra vê o quanto atuar na ORIGEM da doença pode impactar a saúde dos mesmos, e provavelmente muitas destas cirurgias não seriam sequer necessárias.

ESCOLHAS

A ciência da nutrição parece estar presa na idade média. Embora haja inúmeros avanços, na prática pouca coisa mudou. Abandonar esses antigos conceitos sobre alimentação pode trazer REAIS avanços na saúde e no emagrecimento.

EXPERTISE

O impacto em atuar na origem das doenças metabólicas (que atualmente são epidemia mundial) é muito maior que tratar os sintomas que surgem quando a doença já está instalada (e a cirurgia já está indicada).

CONCLUSÕES

Sempre envolvida na área acadêmica da Medicina, seu primeiro artigo publicado, ainda na graduação, foi justamente sobre diabetes tipo 2. Trabalhou em hospitais-escola desde formada (no Hospital das Clínicas da USP em São Paulo, até 2017 e na Unicamp, onde está até hoje).

PREVENÇÃO

Os pacientes que seguem esse estilo de vida precisam de médicos que atuem nessa área de prevenção e tratamento de doenças metabólicas. Maíra atua no Brasil e é referenciada internacionalmente; faz parte do grupo médico de jejum terapêutico do Dr Jason Fung e, além de um estágio, trouxe para o Brasil o expertise na aplicação dos protocolos do IDM Clinic (Referência mundial em jejum).

MENOS REMÉDIO, 
MAIS SAÚDE.

Tratamento e acompanhamento médico para pacientes em busca da saúde que desejam seguir Low Carb/Jejum Intermitente como estilo de vida.